Profissionais dessa área utilizam linguagens de programação para atividades como leitura e análise de dados – parte essencial do trabalho de um analista de dados. Atualmente, uma pessoa analista de dados (ou Data Analyst) é alguém indispensável para a tomada de decisões informadas em negócios digitais. Um analista de dados trabalha de forma sistemática e eficiente para extrair informações valiosas de conjuntos de dados complexos.

Percebe-se, portanto, que um analista de dados precisa ter capacidade de interpretação apurada e entender muito bem sobre o meio no qual está inserido. Ao realizar a sua análise, esse profissional precisa avaliar cuidadosamente os benefícios e os riscos de cada manobra, auxiliando os gestores na tomada de decisões. Em último caso, o analista de dados pode contribuir (ou prejudicar, se as suas interpretações estiverem incorretas) a empresa de várias maneiras. Então, esse profissional pode ser percebido como o elo que conecta o processo de análise de dados brutos às partes interessadas em utilizá-los para uma melhor tomada de decisões de negócio. Apesar de ter um perfil analítico, um analista de dados também precisa ter visão de negócios para saber como identificar as demandas da organização e comunicar os insights gerados pela análise qualitativa de dados. Além disso, um analista de dados é responsável por interpretar os resultados da análise e fornecer insights acionáveis aos tomadores de decisão.

Jornada do usuário: como utilizar o poder dos dados para impulsionar resultados?

Dessa forma, você aprenderá a reconhecer quando usar determinada ferramenta e quando escolher uma técnica ou outra de análise de dados. O Cientista de Dados leva as visualizações de dados criadas por Analistas de Dados um passo adiante, analisando os dados para identificar pontos fracos, tendências ou oportunidades para uma organização. O resultado do trabalho de um Analista de Dados pode servir como insumo para o trabalho do Cientista de Dados que então vai focar em análise preditiva e prescritiva. Na Era da informação, as tendências mostram que esse profissional se torna cada vez mais necessário para as empresas, fazendo com que essa carreira seja muito promissora e esteja em alta demanda no mercado de trabalho.

analista de dados

Analistas de dados precisam ter a qualificação para desenvolver relatórios que abranjam departamentos da empresa, apontando KPIs que merecem destaque e métricas relevantes. Profissionais dessa área também devem saber como aplicar esse conteúdo em tabelas, gráficos, mapas e outros formatos. Em sua jornada, ela tem a liberdade para curso de cientista de dados realizar solicitações de materiais, acessar plataformas de gestão de dados, consultar bancos de dados e o que mais for preciso. Quanto mais próximo dessas pessoas analistas forem, melhor será a qualidade do trabalho. De acordo com o portal Glassdoor, a média salarial em São Paulo é de R$ 4.852 por mês para data analysts.

Guia Definitivo: como Iniciar Sua Carreira como Analista de Dados

Quer se trate de pesquisa de mercado, números de vendas, logística ou custos de transporte, toda empresa coleta dados. Os Analistas de Dados traduzem dados para informações, a fim de ajudar as empresas a entender como tomar melhores decisões de negócios. Em essência, um https://jornalpequeno.com.br/2023/11/16/como-escolher-um-curso-para-trabalhar-com-desenvolvimento-web/ é o profissional responsável por coletar, analisar e interpretar dados relevantes para fornecer conhecimentos significativos às empresas. Organizações em todos os setores dependem cada vez mais de dados para tomar decisões críticas de negócios – quais novos produtos desenvolver, novos mercados entrar, novos investimentos fazer e clientes novos (ou existentes) conquistar.

Não basta relacionar os números, há a necessidade de criar um documento avançado que mostra cenários e projeções concretas. As habilidades de um Analista de Dados podem não ser tão avançadas quanto as habilidades de um Cientista de Dados, mas seus objetivos são muito semelhantes. O Analista de Dados às vezes é chamado de “Cientista de Dados Junior” e pode estar limitado a lidar com tarefas de negócios específicas usando ferramentas, sistemas e conjuntos de dados existentes. Os Analistas de Dados precisam ter a capacidade não apenas de decifrar os dados, mas também de relatar e explicar o que as diferenças nos números significam quando analisadas de ano para ano ou entre vários departamentos. O investimento em formação acadêmica nem sempre é acessível para todos, mas não se preocupe! Existem diversas opções de bolsas de estudo disponíveis para ajudar aspirantes a analistas de dados a realizarem seus sonhos.

Bir yanıt yazın

E-posta adresiniz yayınlanmayacak. Gerekli alanlar * ile işaretlenmişlerdir